segunda-feira, 20 de maio de 2019

Salvador, cidade do futuro

Paulo Câmara*
Comecei a fazer este artigo para falar do meu encantamento pela formação singular de Salvador. A ideia era passar uma vista sobre alguns momentos da história, desde a Kirymure dos tupinambás, passando pela aldeia já mestiça e religiosa de Caramuru, até chegar a Salvador como cidade. Lembrar que a coroa portuguesa ergueu aqui uma capital do novo mundo, planejada e construída como tal, muito antes que Brasília. Mostrar que a primeira capital do Brasil, desde o início, é uma cidade voltada para o futuro.
Mas esta cidade miscigenada que se insinua e seduz pelo relevo em dois andares - cidade alta e cidade baixa - tem uma força de atração que merece ser melhor sentida, e assim melhor compreendida e cuidada, como uma mãe que pede atenção permanente dos seus filhos. E nesse ponto resolvi mudar a direção do que escrevia. Salvador aniversaria em março, mês da mulher, certamente por uma coincidência afirmativa do seu resplendor, do seu brilho, dessa luz e desse mar únicos, e o quanto isso nos obriga a um firme compromisso com essa senhora, que faz 466 anos, e merece muito mais respeito e consideração.
De certo que temos resgatado o entusiasmo e a responsabilidade com a cidade. Nos mobilizamos para que a política possa ser mais transparente e participativa. Mostramos que não aceitamos passivamente o que estão fazendo com o nosso país, como não aceitamos o que antes fizeram com nossa cidade. E isso me dá uma enorme esperança.
Salvador merece que façamos tudo por ela. Apenas começamos a dar um jeito nas coisas, e, em nome das melhores tradições, vamos nos mobilizar e unir mais ainda, somar apoios. A hora é de aglutinar protestos e vozes pontuais em torno desse projeto que resgata a capital. É hora de Salvador insistir no que é lindo e mostrar seu talento e criatividade ao mundo - como já fizemos em outros momentos. Vamos bater no peito com orgulho e voltar a ser modelo para a Bahia e para o Brasil, como farol apontado para o futuro desde 1549.
*Deputado, foi presidente da Câmara Municipal de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário