domingo, 27 de agosto de 2017

Vancouver estabelece novo recorde em compartilhamento de carros

Osvaldo Magalhaes*
Recente estudo realizado ao longo de três anos pelo Centro de Pesquisa em Sustentabilidade do Transporte (TSRC), da Universidade de Berkley , na Califórnia, mostrou que o sistema de compartilhamento de carros da Daimler Benz, o Car2Go, oferece benefícios muito reais e substanciais para a cidade de Vancouver . Um carro compartilhado substitui até 11 carros, proporcionando alívio de mobilidade.
Vancouver é a primeira cidade da rede Car2Go a registrar mais de 100.000 usuários. Primeiro serviço de compartilhamento de carros na cidade, lançado em 2011, o serviço opera entre 1.250 a 1.400 carros inteligentes que estão disponíveis para viagens de ida em qualquer lugar dentro dos limites da cidade.
No entanto, isso representa apenas parte da história de compartilhamento de carro em Vancouver. 
A cidade é também o anfitriã do MODO, a organização pioneira de compartilhamento de carros na América do Norte, que começou em 1997. A Modo registra mais de 500 veículos, 16.000 membros individuais e 500 membros empresariais. Dois outros sistemas de compartilhamento de carro ativos em Vancouver são Zipcar com 225 veículos e Evo Car Share com 600 veículos. Um relatório recente do Instituto Sightline determinou que entre as cidades do Noroeste do Pacífico, Vancouver possui metade de todos os veículos compartilhados na região de Cascadia com um total de 2.550 veículos compartilhados na cidade. O sucesso da partilha de automóveis em Vancouver de acordo com Dacyl Armendariz da Car2Go é atribuído à densidade populacional da cidade e ao eficiente sistema de transporte público,
"A população sendo realmente densa (5.249 pessoas por km2), faz com que seja perfeito para um serviço de compartilhamento de carro. Há também uma boa infra-estrutura de transporte público já instalada e o Car2go é um ótimo complemento para um sistema de transporte público existente ". Vários serviços de compartilhamento de carros na cidade fazem parte de uma rede maior que permite que os visitantes que são membros de outras cidades usem os veículos de compartilhamento de automóveis em Vancouver. O compartilhamento de carro está se tornando uma opção para os visitantes que podem exigir o acesso a um veículo no caso de eles precisar fazer uma viagem de um dia na região durante a estadia sem ter que alugar um veículo. De acordo com o planejador Todd Litman do Victoria Transport Policy Institute, "os esquemas de compartilhamento de carro normalmente reduzem o uso médio de veículos em 40-60% entre os motoristas que dependem disso". O compartilhamento de carros está se combinando com um estímulo de desenvolvimento novo , com melhor trânsito, compartilhamento de viagens, infra-estrutura de ciclismo, de caminhadas, compartilhamento de bicicletas que vem transformando para melhor a qualidade de vida nas cidades.
.  *Engenheiro e Mestre em Administração. É especialista em logística e transportes

2 comentários:

  1. Maravilha, Osvaldo !! Uma boa demanda para os poderes públicos. Sem metas não há planejamento, nem pressão popular por uma mobilidade urbana sustentável que traga melhor qualidade de vida à população.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir