terça-feira, 3 de maio de 2011

Seminário do PV discute mobilidade

O auditório do Grande Hotel da Barra, em Salvador, ficou pequeno para abrigar as cerca de 200 pessoas que participaram do seminário Mobilidade Urbana em Salvador: Transporte, Trânsito e Sustentabilidade que o Partido Verde da capital realizou na tarde do último sábado, 30 de abril.
O seminário, aberto ao público e com entrada franca, integra uma série de debates que o PV Salvador está promovendo uma vez por mês, discutindo temas como: Saneamento e Meio Ambiente, Ecossistemas Urbanos, Promoção da Cultura da Paz, Habitação Sustentável, Esporte e Lazer, Educação, Economia Solidária, etc. O objetivo é debater um novo modelo de sustentabilidade para Salvador, visando colher subsídios para a formulação de um programa que irá nortear a posição do partido nas eleições municipais de 2012.
No evento deste sábado, a discussão foi acerca de quais os meios de transporte mais adequados, ecológicos e sustentáveis para a capital baiana. O evento, realizado de forma participativa, contou com quatro debatedores em dois painéis. O primeiro com o secretário estadual extraordinário para Assuntos da Copa 2014 Ney Campello e o arquiteto e urbanista Francisco Ulisses, técnico senior de Transportes da Prefeitura e um dos elaboradores do projeto da Rede Integrada de Transportes de Salvador.
O segundo bloco contou com Horácio Brasil, superintendente do SETPS, e o engenheiro Osvaldo Campos, especialista em transportes e consultor da FIESP.
Para Osvaldo Campos, que foi candidato avereador pelo PSB em 2008, as cidades devem começar a criar restrições ao transporte individual e direcionar investimentos para a melhoria do transporte público de qualidade. Sugeriu a viabilização da linha 2 do Metrô de Salvador, ligando a linha 1 até a cidade de Lauro de Freitas, com a utilização de uma Parceria Público Privada -PPP. Para Horácio Brasil “em quase 40 anos que trabalho na área de transporte e mobilidade, não me lembro de um partido político ter puxado uma discussão como essa. O PV saiu na frente”. Defendeu a implantação do sistema BRT - Bus Rapid Transport, ligando o aeroporto à nova arena esportiva que está sendo construída para a Copa de 2014.
Para o jornalista Augusto Queiroz, que coordenou a organização do seminário, “mais do que a simples discussão acerca dos modais a serem adotados – se VLT ou BRT – precisamos pensar a mobilidade urbana em termos da integração de todas as possibilidades de deslocamento. E priorizando sempre o transporte de massa de qualidade, em detrimento do transporte individual por carro”. Ele chamou ainda a atenção no debate para a ameaça representada pelo projeto de ampliação do aeroporto de Salvador encima de uma área de preservação ambiental permanente: o Parque das Dunas. “Possibilidade que sequer seria levantada num país realmente sério”, pontuou.
Programa amplo
“É gratificante perceber que, num sábado à tarde, conseguimos reunir quase 200 pessoas para debater os problemas da cidade. E pensar que o Salvador na Roda começou com uma reunião de apenas seis pessoas na sede do partido. O PV soteropolitano construirá seu programa para a cidade a partir dessas discussões, de forma ampla, democrática e propositiva”, disse o presidente da legenda em PV Salvador, André Fraga.
“É preciso considerar o uso e ocupação do solo, a integração dos modais, a reestruturação total do tecido urbano. É essencial garantir a participação e envolvimento da sociedade nas discussões com a posse imediata do Conselho Municipal de Transportes. Sem isso continuaremos literalmente parados”, complementou Fraga.
Durante o evento, foi entregue ao partido o Manifesto Massa Crítica Salvador, com propostas de ações para melhorar a mobilidade dentro de Salvador, tendo como foco especial os modais bicicleta e pedestres. Fraga declarou que as propostas contidas no manifesto integrarão o programa do PV para a cidade e convidou os membros do movimento a se integrarem a essa construção.
Também marcou presença no evento do PV o representante do Movimento Nossa Salvador, que integra a Rede de Cidades Sustentáveis, Pablo Florentino. Ele aproveitou o evento para solicitar ao superintendente do SETPS que reforce a formação dos motoristas de coletivos em Salvador, no sentido de promover uma maior integração com os ciclistas na cidade.
Estiveram presentes ainda ao evento o presidente da Associação dos Bicicleteiros da Bahia, Gilson Cunha, o presidente do Instituto dos Arquitetos da Bahia, Daniel Colina, o arquiteto e urbanista Lourenço Mueller, o conselheiro de Juventude da Bahia, Marcelo Tourinho, membros do Movimento Massa Critica Salvador e do Movimento Eu Quero VLT em Salvador, além de militantes, filiados e simpatizantes do Partido Verde.

Um comentário:

  1. Querid@, por favor, mude a minha descrição. Nunca fui representante do movimento Nossa Salvador. Na época era participante da BICICLETADA SALVADOR. Hoje, faço parte do Coletivo Mobicidade. Mas nunca integrei este movimento. Apenas cedi para eles um texto.

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