sexta-feira, 20 de maio de 2011

O apagão cultural da Bahia

Antônio Risério*

Batido por Pernambuco em todas as frentes, o Estado precisa reinventar-se como espaço de vanguarda que foi com Vieira, Glauber, Gregório de Mattos, Caetano. Senão quem perde é o Brasil
Pernambuco? Fogo alto. A Bahia? Banho-maria. Aquele foguinho brando, feito para cozidos, não para espetos. A verdade é que a Bahia está ficando para trás: em termos políticos, econômicos e estéticos. O cinema pernambucano, hoje, é superior ao que se faz na Bahia.
Na Bahia, pouco se vai além de delírios subjetivistas e fantasias narcísicas. E alguém vai comparar a “axé music”, uma desleitura “techno”, algo equivocada e meramente carnavalizante do passado do samba de roda, com o “mangue beat”, com sua carga de crítica social e dedo em riste para o presente? E isso para não falar do carnaval, que Pernambuco soube preservar o mel do melhor do seu, enquanto a Bahia se avacalhou. Na verdade, Pernambuco está batendo a Bahia em todas, da produção econômica à criação cultural.
Esta é a comparação que posso fazer. Até poucos anos atrás, Pernambuco – ainda que com quadros políticos superiores aos da Bahia, da direita à esquerda, com Arraes e Marco Maciel – não passava de um engenho. A Bahia, diversamente, se industrializava. Tinha centro industrial e montava um polo petroquímico.
Hoje, o quadro está se invertendo, com Pernambuco saindo na frente, para se converter, em breve, na vanguarda econômica, social e cultural do Nordeste. Enquanto a Bahia ficou tempos esperando pelas bênçãos da Toyota, Pernambuco implantou o Estaleiro Atlântico Sul. Passou a tocar adiante o Complexo Industrial Portuário de Suape – em Ipojuca, destino de um futuro ramal da Transnordestina.
Suape é o signo maior da atual arrancada de Pernambuco. A mudança que isso está produzindo em Pernambuco é enorme. No plano social, tornaram-se trabalhadores industriais, de repente, pessoas que viviam da pesca ou trabalhavam no campo, com cortadores de cana-de-açúcar. É impressionante
ver como existe hoje, em Pernambuco, imensa defasagem entre demanda e oferta de mão de obra.Suape exibe a carência pernambucana em termos de profissionais qualificados. Faltam engenheiros, topógrafos, carpinteiros, etc. Porque Pernambuco está dando passos adiante.
E vejam que, no momento, a maior obra de Suape ainda se acha em construção. É a Refinaria Abreu e Lima. Ela será uma das cinco novas refinarias que a Petrobrás projetou, visando a elevar a produção brasileira de petróleo. Mas não é só em Suape que coisas estão acontecendo. Veja-se Salgueiro, onde estão se encontrando duas grandes obras brasileiras: de infraestrutura logística – a Transnordestina – e de infraestrutura hidráulica, a transposição do São Francisco. E, no próprio Recife, vamos encontrar
Porto Digital, um agrupamento de empresas de alta tecnologia, ocupando espaços em uma dúzia de prédios históricos, situados na área do antigo porto da capital pernambucana.
É claro que há coisas lamentáveis em curso. Na própria região de Suape, que não foi preparada para crescer na extensão e no ritmo que está crescendo. Há problemas de expansão desordenada. De carência de infraestrutura urbana. De segurança pública. Junto com o crescimento econômico, crescem o consumo do crack (da pracinha de Ipojuca à praia azul de Porto de Galinhas) e os números da prostituição infanto-juvenil. Suape precisa de políticas públicas para enfrentar esses problemas. Mas não há dúvida de que é melhor fazer isso num lugar onde há trabalho para todos do que em espaços de pobreza e desemprego.
E Pernambuco conta hoje com um governoquetemcompetência técnica e descortino social para encarar o assunto.
Quanto à Bahia, o que penso é o seguinte. O governador Jaques Wagner ultrapassou Antônio Carlos Magalhães no campo político: vivemos, hoje, de forma muito mais cordial e civilizada do que tempos atrás. Conseguimos encontrar espaços de convívio e de conversas. Jaques Wagner deu, realmente, um outro estilo à política baiana. Mas falta ele superar Antônio Carlos no campo administrativo. Não acho que isso seja assim tão difícil. O que Antônio Carlos fez, na Bahia, foi uma espécie de modernização defasada, em termos urbanísticos e culturais. O atual governador, se quiser, pode ir além disso. Pode ser de uma contemporaneidade absoluta. Para começar, demitindo seus secretários mais rotineiros e rastaqueras.
Mas o problema de Wagner não é meramente de segurança pública. É de reinventar a Bahia,como espaço de vanguarda. Este foi um papel que a Bahia sempre desempenhou no Brasil, intervindo vigorosa e criativamente na agenda dos grandes debates nacionais, de Antônio Vieira a Glauber Rocha, de Gregório de Mattos a Caetano Veloso. É aqui que a Bahia se encontra anêmica, diminuída, sofrendo de algum tipo de anemia neuronal. É um lugar que precisa se energizar e se vitalizar. Andar de braços dados com Pernambuco. Porque, de qualquer sorte, o Nordeste tem de ser visto como uma questão nacional. O desenvolvimento brasileiro depende do desenvolvimento da região. Do semiárido, em especial. A pobreza cultural da Bahia, hoje, é real. Mas ela significa uma pobreza de todos nós. Não faz bem ao Brasil. A nenhum brasileiro.
✽ANTONIO RISÉRIO É POETA E ANTROPÓLOGO. AUTOR DE AVANT-GARDE NA BAHIA

4 comentários:

  1. Bem pensado, é isso aí, agente vê como tá a Bahia quando viaja, quando faz qualquer tipo de comparação com outros estados da federação.

    ResponderExcluir
  2. Rizerio, eu fiquei confusa! Vc está atribuindo o apagão cultural da Bahia (meu filho chama de indigencia cultural há muito tempo)ao governo de Jacques Wagner? Durante o período da Capitania Hereditária de Magalhães a nossa cultura florecia? Ou esse processo demolidor começou bem lá atrás?

    ResponderExcluir
  3. Não eximo Wagner de responsabilidade, acho que já deveria ter feito movimentos mais efetivos, a sensação que tenho é que estão todos dormindo.

    ResponderExcluir
  4. A BA CRIOU A CULTURA DO RIO VIA MIGRANTES NA ZONA NORTE ENTRE O XIX E O XX, CRIOU A BOSSA NOVA COM JOÃO GILBERTO, MAS DESDE QUE O AXÉ APARECEU A BA ESTAGNOU CULTURALMENTE..CHAMAR PARANGOLIXO DE CULTURA É RIR DA NOSSA CARA..UM ESTADO QUE TEM UMA MARIA BETHANIA DEVIA EXTERMINAR QUEM FAZ MUSICA DE TÃO PESSIMA QUALIDADE..A BAHIA JA FOI BAHIA, A BAHIA GRANDE; A BAHIA DE RUY BARBOSA (APESAR DE NÃO CONCORDAR COM AS OPINIÕES DELE TENHO QUE ADMITIR QUE ELE ESCREVIA BEM)..A BA QUE NO PRIMEIRO CENSO ERA O SEGUNDO MAIOR ESTADO DO PAÍS, ATRAZ DE MINAS GERAIS POR APENAS MEIO MILHÃO DE HABITANTES (NA EPOCA, MENOS QUE UM RS - HOJE A DIFERENÇA DE SP PRA MG É OUTRA MG..SÓ POR AÍ JA SE TIRA O CENTRALIXO DO XX NESSAS DECADENTES LONGITUDES LUSOFONAS DA AMERICA DO SUL)..

    O APICE CIVILIZACIONAL DA BA JA PASSOU..ACHO POUCO PROVAVEL QUE A BA RECUPERE O PESO QUE JA TEVE QUANDO AINDA ERA DOS 2 MAIORES ESTADOS DO PAÍS E HOJE DISPUTA O 3° LUGAR COM O RJ (MENOR QUE O RN), QUE ERA MENOR QUE PE NO 1° CENSO..

    ResponderExcluir