Osvaldo Campos*
Reunidos no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, empresários e técnicos dos governos de Alagoas, Sergipe e Bahia participaram de seminário de atualização do PNLT na última quinta-feira.
Reunidos no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, empresários e técnicos dos governos de Alagoas, Sergipe e Bahia participaram de seminário de atualização do PNLT na última quinta-feira.
A equipe do Ministério dos Transportes, coordenada pelo Secretário Nacional de Transportes, Engº Marcelo Perrupato,(foto) apresentou uma visão do planejamento estratégico do governo federal para o setor de transportes.
O PNLT, é um plano multimodal de transportes , com visão de longo prazo que tem como um de seus principais objetivos o balanceamento da matriz de transportes do Brasil, onde predomina atualmente o modal rodoviário. Apesar desta predominância, Perrupato apresentou dados comparativos entre países, onde fica constatado que mesmo a malha rodoviária federal brasileira é bastante reduzida, sendo inferior por exemplo à da França, país com as dimensões do Estado da Bahia.
Perrupato frisou que o Programa de Aceleração do Crescimento - PAC , do governo federal vem investindo acentuadamente no setor de transportes, preparando o Brasil para o grande salto de crescimento econômico que se vislumbra em futuro próximo.
Frisou que o Plano Nacional de Logística de Transporte, PNLT, foi inspirado no PELT BAHIA, programa pioneiro no Brasil no planejamento de londo prazo com uma visão da nescessidade de integração dos diversos modais. Lembrou aos representantes da necessidade permanente de atualização dos planos estratégicos, para que os mesmos não sejam apenas peças de marketing promocional.
Na reunião, o representante do Governo da Bahia,(na foto o primeiro a esquerda) Engº Marcos Cavalcante, elencou as principais intervenções nos diversos modais do estado da Bahia, sendo destaque a proposta apresentada do novo Sistema Viário do Oeste, que prevê uma mudança do traçado da rodovia federal BR 242, com o novo trecho ligando os municípios de Rafael Jambeiro, Castro Alves, Santo Antônio de Jesus, Nazaré e a nova ponte rodoviária ligando Itaparica a Salvador. Este novo sistema será segundo Marcos Cavalvante um novo vetor de desenvolvimento para o estado da Bahia, interligando as regiões Oeste e Sul do estado à região Metropolitana do Estado da Bahia.
Coordenando o Seminário, o representante da FIEB, Reinaldo Sampaio, mostrou-se preocupado com a questão do modal ferroviário na Bahia, que vem apresentando perda na participação da matriz de transportes do estado. Frisou que se faz necessário investimentos permanentes na modernização da malha de transportes da Bahia e do Brasil, como forma de prepara o país para um grande salto de desenvolvimento econômico que se prenuncia.
* Engenheiro e Mestre em Administração (UFBa), coordenou o PELTBAHIA
OSVALDO, MUITO INTERESSANTE. O Q ME PREOCUPA EH ONDE ESTA PONTE VAI DESAGUAR EM SSA. ACHO Q UMA BOA SOLUÇÃO SERIA UM MEGA VIADUTO POR CIMA DO SUBURBIO FERROVIÁRIO.
ResponderExcluirDE RESTO, SSA CARECE DE PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO EM SUA INFRA.
ABS
AUGUSTO QUEIROZ - JORNALISTA
Caro Augusto,
ResponderExcluirA ponte será diretamente ligada à Via Expressa Baía de Todos os Santos e futuramente à Linha Viva, via pedagiada a ser implantada sob a faixa de domínio da CHESF, ligando a rótula do Abacaxi à Cia- Aeroporto (Salvador Capital Mundial).