Salvador assiste hoje àquele que é o maior crime urbanístico contra a cidade, desde que Thomé de Sousa comandou sua construção no ano de 1549.
E não vejo ninguém bater na mesa. Nem sequer reclamar. Seguem todos silentes diante do que o governo estadual está fazendo na Avenida Paralela.
A Paralela é, hoje, o retrato mais preciso que conheço desta cidade. Tem de tudo: vendedores de crack, sede da Odebrecht, lojas (não vou dizer “igrejas”) evangélicas, oficinas de carros velhíssimos, revendedora de automóveis importados, condomínios, terreiros de candomblé, etc.
Era uma avenida bonita. Quase 20 km de extensão, com um belo canteiro central, obra de Burle Marx. Lateralmente, havia lagoas e bosques. Mas o governo do Estado da Bahia está destruindo a avenida. Montando ali uma ferrovia murada ligando Salvador e Lauro de Freitas.
Mas o mais grave nem é a destruição do verde. É que teremos uma ferrovia MURADA. Olhem no mapa. A Avenida Paralela passa justamente entre os bairros pobres do miolo da cidade e os bairros privilegiados da beira do mar. Com o MURO, a cidade ficará irremediavelmente apartada. Teremos o nosso MURO DA VERGONHA.
De um lado, vai ficar a cidade pobre tipo Pau da Lima. De outro, a cidade privilegiada tipo Pituba-Costa Azul. A segregação será oficializada – e por um governo que faz de conta que é de esquerda. Nem mesmo um cachorro vira-lata conseguirá passar do Cabula para Piatã. Comparativamente, o Minhocão é obra delicadíssima.
Não posso esperar nada da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Este órgão existe apenas para carimbar oficialmente as ordens do governador. Foi a Secretaria que assassinou a área de proteção ambiental de Pituaçu, deixando que invasões “white collar” reduzissem o parque ecológico ao tamanho de um dedal. E a destruição do parque de Burle Marx foi autorizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente.
Mas onde estão os baianos, que não protestam? Onde estão os ambientalistas que tempos atrás defenderam as lagoas do lugar, virando inclusive manchete na mídia local? Onde estão os ambientalistas que abraçavam a velha igrejinha do Rio Vermelho? Todos calados, comprados, cooptados.
Onde estão os celebrados artistas locais? Onde estão os contestadores da tropicália? Onde estão Capinan e Caetano Veloso? Cadê a axé music? A cidade que se foda, que o importante são as coreografias do próximo carnaval?
Tudo indica que sim. Política e culturalmente, Salvador vive hoje os seus mais tristes e desprezíveis dias.
*Antonio Risério é antropólogo e escritor
E quem precisa se deslocar diariamente para o centro? Fica dentro do ônibus apertado olhando a paisagem por mais de 2 horas???
ResponderExcluirIsso vai muito além das 2 horas de paisagem. É o futuro da cidade. Não é que a benfeitoria não deva ser feita, mas deveria ser feita considerando todos os aspectos e não apenas o encurtamento do deslocamento. É por esse pensamento que estamos nessa situação - só pensamos no imediato. Deveríamos cobrar que a coisa certa fosse feita e não aceitar qualquer coisa porque essa "coisa" resolve nosso problema de agora.
ExcluirÉ algo necessário, infelizmente. Só não vê quem não faz o trajeto diário e não conhece a cidade pelas imagens de helicóptero ou Google Maps.
ResponderExcluiruma obra horrível.. ja é conhecido em todo mundo o quanto este modelo de transporte polui visualmente o local por onde passa.. nao é a toa que em todos oa grandes centros urbanos, sao todos construídos subterraneos.. quando voltei pra Salvador no final do ano, fiquei muito triste com isso e com esses mega elefantes cortando a cidade.. fora que o sistema de alimentacao escolhido nao foi o terceiro trilho e sim, alimentação por cima.. deprimente e lastimavel.. definitivamente, deveria ter sido enterrado.. voltariam com a area verde após a construção, estacoes grandes subterraneas e apenas pequenos acessos na superficie.. é uma pena, Salvador.. e agora ninguem mais vai alterar isso.. vamos conviver com isso por anos a fio.. aos comentarios acima, nao entenderam a materia.. a critica nao é sobre existir ou nao o metrô.. ele é necessario.. nenhum outro tipo de transporte carrega tanta gente quanto o ferroviário.. o problema foi o modelo adotado. parabens pelo post.. sou eng. civil e sempre critico bastante esse projeto. uma pena.. n da nem mais pra lembrar de como era a paralela.. é uma pena.
ResponderExcluirDizer que vc é Eng. Civil para credibiliza seu comentário, só demonstra o desconhecimento acerca do relevo de Salvador. Senão saberia que a nossa geografia não permite.
ExcluirNão permite,a geografia da cidade não permite? Não seja ridículo,não diga bobagem .
ExcluirLamento muito ter que conviver com esta destruição dá cidade. Não sou engenheira,sou leiga no assunto,mais a nossa cidade perdeu a melhor visão urbana em uma cidade mal estruturada. Dizer que esta obra não poderia ser subterrânea é no mínimo falta de conhecimento, Paris é uma cidade mais antiga e seus trens são subterrâneos, passando por toda a cidade convivendo bem com o rio Sena.Em Buenos Aires,os trens são subterrâneos na seu maior trajeto e outras cidades onde o trens passam até por baixo do mar. Somos os únicos que temos que aguentar a falta de respeito dessa gente, que acha que está fazendo favor a população!
ExcluirIsso é numa grande estupidez! Não dá para entender quais critérios técnicos adotaram para tomarem essa espantosa iniciativa. Claro que existe algo errado, e logo saberemos a razao... mas, enquanto isso vamos presionar para que alguém dos competentes nos respondam.
ExcluirLastimável, obras tocadas a esmo, gastos inescrupulosos, e de brinde ainda temos este muro da vergonha.
ResponderExcluirRealmente complicado. Impossivel agradar a todos mesmo. Com toda a certeza quem precisa se deslocar de Lauro de Freitas e adjacencias (milhares de pessoas por dia) Estao Satisfeitossimos com a obra do trem com muro. Pq essas pessoas levak de 2 a 3 horas dentro de um onibus desgracado, velho, lotado. Terao a oportunidade de andar num meio de transporte novo, climatizado, que fara o mesmo percurso que de buzu leva 2 a 3 horas em 26 minutos. Nao se faz omeletes sem quebrar os ovos. Ainda estanos na fase de construcao. Certamente teremos algum projeto de urbanismo no local. Nao sou Petista, mas fico feliz com obra. Como disse uma pessoa acima, ficaremos 2 horas no buzu lotado contemplando o verde?
ResponderExcluirSalvador ja é feia imagine com isso kkk favelão ridiculo
ExcluirConcordo com a crítica de Antônio, a necessidade de um transporte de massa se faz necessário há muito. Como diria mainha: esse mondrongo é pior que sisco no olho.
ResponderExcluirQuanta asneira!
ResponderExcluirJa dizia o ditado ; não se faz omelete sem quebrar o ovo. O brasileiro é o povo mais esquesito do mundo nunca ta satisfeito com nada , vai pra dentro do onibus ver a dificuldade de quem.mora daquele ladonpra chegar ao centro , ai depois venha falar de beleza ... tem que ter couro de rata pra suportar vcs.
ResponderExcluirQue porcaria de reportagem, perdi 5 min da minha vida lendo esta asneira!
ResponderExcluirInfelizmente muitos se manifestaram contra essa matéria sem se quer analisar a abordagem do texto. Agem como advogado do diabo, e seguem a risca a metodologia da esquerda petista. Se deu esmola aos miseráveis, podem fazer o que quiserem, assim é o PT de Lula/Dilma, assim são seus seguidores.
ResponderExcluirO METRÔ é necessário,o que se crítica é o modelo escolhido,ultrapassado e é triste de se ver, verdadeiros "mondrongos" o que seria as estações, espalhados em todo percurso, o PT conseguiu plagiar "Os dois Brasis" agora temos as duas Salvador.
Infelizmente muitos se manifestaram contra essa matéria sem se quer analisar a abordagem do texto. Agem como advogado do diabo, e seguem a risca a metodologia da esquerda petista. Se deu esmola aos miseráveis, podem fazer o que quiserem, assim é o PT de Lula/Dilma, assim são seus seguidores.
ResponderExcluirO METRÔ é necessário,o que se crítica é o modelo escolhido,ultrapassado e é triste de se ver, verdadeiros "mondrongos" o que seria as estações, espalhados em todo percurso, o PT conseguiu plagiar "Os dois Brasis" agora temos as duas Salvador.
Morando na Paralela vi tudo ser destruído como, madeiras sendo moídas na madrugada, lagos sendo enterrados...Lá se foi toda beleza. Com muita dor afirmo que não tem evolução e metrô que substitua como era. ��
ResponderExcluirA muito observo críticas infundadas daqueles que desconhecem o ritmo da cidade. Maior segregação que obrigar o pobre a enfrentar horas dentro de um ônibus não há. Maior segregação do que tirar linhas de ônibus da periferia que se dirigiam a Barra é algo profundamente normal. Vamos falar da destruição de lagoas e de areas de preservação de mata atlantica que a prefeitura libera para grandes condominios e que destroi de fato o meio ambiente. Mas, é esperado esse tipo de critica de alguem que não usa o transporte público.
ResponderExcluirEsse metrô foi um mal necessário, a cidade é velha e intransitável, pensada por Thomé de Souza (militar) para ser uma cidade bélica, repleta de vielas, a paralela era de fato bonita, mas convenhamos que pouca parte da extensão dela tinha alguma utilidade, não havia nenhuma ciclofaixa ou faixa de Lauro até o Iguatemi/Lapa, "só" tinham lindas árvores que enriqueciam a beleza da cidade e auxiliavam o ecossistema como controle de temperatura e umidade (reconheço a importância), mas as cidades mais modernas do mundo trocaram seus carros por metrôs, tardou até de mais pra salvador se adequar a esse chaga das grandes cidades, e em relação ao cinturão que divide os ricos dos pobres, não acredito que seja o metrô ob responsável por isso, até porque estão colocando vários viadutos que formam pontes sobre os "muros" do metrô que o senhor insinua, sejamos sensatos também, reconheça o transtorno de quem pega a paralela todo dia, crianças e idosos definham por horas em engarrafamento dentro de uma cidade quente como a de Salvador e dentro de um transporte caro inseguro e sucateado! A economia não permite mais passarelas nesse momento além das que estão sendo inauguradas, mas certamente conforme a demanda e a necessidade irão fazer...
ResponderExcluirSe fosse feito em lugar que se pensasse, as estações seriam no cabula, Tancredo Neves, Sussuarana, 2 de julho, Mussurunga, São Cristóvão, aeroporto, Lauro de Freitas. Infelizmente o metrô não vai beneficiar quem anda de ônibus, que continuará dependendo de ônibus velhos em infinitas baldeações. Nossa cidade jogou o planejamento urbano no lixo.
ResponderExcluirRisério... Gostaria de publicar seu artigo no site Diga, Bahia! Já tinha comentado sobre isso, mas ninguém parece preocupado. Meu e-mail: digasalvador@gmail.com
ResponderExcluirMeu Deus, quanta hipocrisia!!! Como dizem os populares, vá ver a paisagem num busão meu querido! Bem legal ver o canteiro Verde da paralela dentro dum engarrafamento num ônibus cheio parecendo uma sardinha!! Quanto a "o muro e a divisão" fácil falar de pau da Lima e cabula, mas n se esqueça q do lado de cá tem boca do rio e bairro da paz, nada a ver esse seu comentariozinho de segregação, esse velho discurso da esquerdinha que so enxerga o q quer ver, largu seu livrinho de Marx e va viver a realidade!!
ResponderExcluirUma idiotice falar uma besteira destas. O governo está melhorando a cidade e a mobilidade dos cidadãos, até dos coxinhas que só fazem criticar. Se fosse obra do governo PSDB, dem ou globo, estes miseráveis estariam elogiando. Criticar a infraestrutura que o governo do povo está fazendo por uma cidade ingrata, que elegeu um canalha e sua corte (Igor kanario), é sinal de loucura. Só idiota posta uma mensagem destas. Uma verdadeira vergonha. Vão morrer para nascerem pessoas melhores e sem preconceitos políticos. Idiotas.
ResponderExcluirÉ de se respeitar a crítica, no entanto, o caso do metrô na Paralela tem que ser avaliado em um contexto maior. eu explico: sendo a Avenida mais movimentada da cidade, fatalmente a Luiz Viana cederia seu canteiro para a mobilidade. Poderia, por exemplo, perder o jardim para um BRT ou, até mesmo, para a ampliação da pista de rolamento para o transporte individual. Inclusive, lembro que Imbassahy, no seu distante governo, "comeu" parte do canteiro, na altura do Imbuí, para ampliar as faixas da Paralela (*por isso, o canteiro é mais estreito, hoje, nessa área)
ResponderExcluirFelizmente, e isso me convence, a Paralela perderá sua área disponível para um modal definitivo e tecnologicamente superior. E mais: haverá um parque linear, com seis vezes mais arbustos e árvores, compensando a interferência feita. Acho que essas circunstâncias devem ser ponderadas.
é uma obra necessária. a unica coisa a se lamentar é que no nosso país é tupiniquim e cheio de ladrão, o que impede o metrô de ser de fato um metrô, pois um metrô de verdade é todo por debaixo do solo.
ResponderExcluirEm grandes cidades como SP e RJ também temos metrô de superfície, e de qualquer jeito é metrô...Agora se vcs preferem ver as obras durarem mais 14 anos, continuem pensando assim.
ExcluirVoces são os tipos de pessoas,que adoram atrasar o progresso de qualquer cidade! deveriam viver na época dos dinossauros! Retrógados!
ResponderExcluirAcho interessante tantas críticas a uma obra com grande alcance social como o metrô pois será a melhora das condições de deslocamento de milhares de trabalhadores que foram submetidos por anos ao péssimo sistema de transporte monopolizado pelo SETEPS. Um canteiro que será refeito e onde será plantadas espécies nativas com densidade maior do que existia anteriormente.
ResponderExcluirGostaria de ouvir a opinião do autor do texto sobre o BRT que o prefeito ACM Neto planeja erguer da Lapa a ao shopping da Bahia, em elevado, ao custo astronômico de 1 bilhão e que trará impactos visuais muito piores que o metrô. Enquanto o Rio promove a demolição da Perimetral, ACM Neto construirá um elevado de 8 kms.
Muro da vergonha é boa...rs
ResponderExcluirAs pessoas continuarão atravessando a paralela como sempre atravessaram: usando as passarelas. Essa história de segregação é balela.
Claro que o metrô seria melhor se fosse subterrâneo, afinal poderia ir a locais que hoje não vai (ter mais estações em Brotas, por exemplo, ou quem sabe uma estação UNEB), mas o projeto da linha 1 foi mal feito e a linha 2 saiu muito provavelmente com a condição de ser de superfície, pra continuarmos dependendo de ônibus pro acesso ao metrô (máfia alimentada pela prefeitura). Porém, é fato que o metrô trará muitos ganhos para a população mais pobre. Poderão parar de se pendurar naqueles vergonhosos ônibus da paralela, presos por horas, e vão usar um transporte rápido, efetivo e mais seguro. Espero que façam linha 3, pela orla, subterrânea, pra que possamos contemplar toda a cidade com transporte sobre trilhos. E que o VLT do subúrbio saia, já que essa é a região que mais necessita de iniciativas na mobilidade.
Ah, sobre o verde na paralela, o dito parque não era nada de mais. Não importa quem fez, não fez nada especial. Ao invés de reclamar do fim daquele lugar, temos que cobrar que saia o parque linear prometido, que me parece um projeto muito melhor, mesmo sem uma grife como Burle Marx assinando.
cala a boca, magda.
ResponderExcluirO cara é uma viuva do malvadeza 365 dias por ano. e tirando onda de doce. quem não te conhece que te compre..
ResponderExcluirTriste bahia
ResponderExcluirSalvador pereceu diante de um crescimento populacional desordenado, muita gente burra pobre fazendo filhos a milhão, terrenos sendo invadidos, essa cidade não tem solução já é uma favela gigantesca, deveria mudar o nome para Favelão, pq é o que parece uma enorme favela desordenada com ambulantes no meio do passeio atrapalhando a passagem, gente mal educada, e etccc
ResponderExcluirNada a ver
ExcluirCrime contra nossa inteligência, este artigo. Então, quer dizer que a região que abriga a Av. Paralela é exemplo de preservação pelos outros governos? O autor também se manifestou, manifesta ou manifestará contra o desmatamento que esta região vem sofrendo nas última décadas ou se dirigirá seletivamente apenas ao governo atual? Mais: como acusar de segregacionista um governo que realizou obras de ligação entre bairros distantes do centro e a orla de Salvador à qual antes estes somente tinham acesso depois de sofrida horas de espera nos pontos de ônibus e outras tantas até chegarem às praias fora do subúrbio? E a facilidade de acesso e mobilidade promovida pelo metrô? Por um acaso existe progresso sem sacrifícios?
ResponderExcluirPela fragilidade de argumentação, este artigo bem poderia ter sido produzido por um estudante secundarista que não pesquisou muito para o produzir.
Que venha o Metrô e logo !!!
ResponderExcluirNão irei refutar, mas por curiosidade, o que seria uma avenida bonita a seu ver?
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