Romulo Faro*
O ingresso do prefeito João Henrique no Partido Progressista (PP) abriu as portas para a articulação, no sentido de o governo do Estado assumir a administração do Metrô de Salvador. Conversas de bastidores dão conta de que a demora para tanto era o alcaide integrar um partido da base aliada do governador Jaques Wagner (PT), o que já não é mais problema.
João Henrique deve se filiar oficialmente no PP logo depois do Carnaval, no dia 13 de março. A perspectiva é que o executivo estadual dê largada o quanto antes também às obras do segundo trecho compreendido da Rótula do Abacaxi (Acesso Norte) até Pirajá. Diga-se de passagem, um desejo explícito do governador.
Embora não tenha admitido que exista uma negociação político-partidária, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, que também é o presidente do PP na Bahia, confirmou, que o Estado vai, sim, administrar o polêmico metrô de Salvador.
O ministro disse não saber com precisão quando isso acontecerá oficialmente, mas foi enfático ao afirmar que é apenas questão de tempo. “Na época do projeto do metrô de Salvador, por algum motivo, a Prefeitura assumiu a responsabilidade, mas é natural que o governo federal ou o governo estadual administre o sistema. É assim em todo o Brasil. Em lugar nenhum do mundo uma prefeitura administra metrô”, pontuou Negromonte.
As obras do segundo trecho, que completará os 12 quilômetros do percurso, de acordo com Negromonte, pode se iniciar até o final de 2011 e, conforme ele explica, o governo baiano é quem receberá os R$ 480 milhões previstos pela União, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), voltado para obras de locomoção e infraestrutura de transportes em grandes municípios brasileiros. O montante será repassado também através do Ministério das Cidades.
De acordo com o ministro, até o final do próximo mês de março a primeira etapa do percurso do metrô já deve estar servindo à população. São os seis quilômetros que vão da Estação da Lapa à Estação Rótula do Abacaxi (Acesso Norte). Para tanto, a pasta das Cidades vai repassar ao cofre municipal R$ 80 milhões, que serão gastos com treinamento para os operários dos trens e com revisão das máquinas.
* Jornalista da Tribuna da Bahia
O ingresso do prefeito João Henrique no Partido Progressista (PP) abriu as portas para a articulação, no sentido de o governo do Estado assumir a administração do Metrô de Salvador. Conversas de bastidores dão conta de que a demora para tanto era o alcaide integrar um partido da base aliada do governador Jaques Wagner (PT), o que já não é mais problema.
João Henrique deve se filiar oficialmente no PP logo depois do Carnaval, no dia 13 de março. A perspectiva é que o executivo estadual dê largada o quanto antes também às obras do segundo trecho compreendido da Rótula do Abacaxi (Acesso Norte) até Pirajá. Diga-se de passagem, um desejo explícito do governador.
Embora não tenha admitido que exista uma negociação político-partidária, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, que também é o presidente do PP na Bahia, confirmou, que o Estado vai, sim, administrar o polêmico metrô de Salvador.
O ministro disse não saber com precisão quando isso acontecerá oficialmente, mas foi enfático ao afirmar que é apenas questão de tempo. “Na época do projeto do metrô de Salvador, por algum motivo, a Prefeitura assumiu a responsabilidade, mas é natural que o governo federal ou o governo estadual administre o sistema. É assim em todo o Brasil. Em lugar nenhum do mundo uma prefeitura administra metrô”, pontuou Negromonte.
As obras do segundo trecho, que completará os 12 quilômetros do percurso, de acordo com Negromonte, pode se iniciar até o final de 2011 e, conforme ele explica, o governo baiano é quem receberá os R$ 480 milhões previstos pela União, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), voltado para obras de locomoção e infraestrutura de transportes em grandes municípios brasileiros. O montante será repassado também através do Ministério das Cidades.
De acordo com o ministro, até o final do próximo mês de março a primeira etapa do percurso do metrô já deve estar servindo à população. São os seis quilômetros que vão da Estação da Lapa à Estação Rótula do Abacaxi (Acesso Norte). Para tanto, a pasta das Cidades vai repassar ao cofre municipal R$ 80 milhões, que serão gastos com treinamento para os operários dos trens e com revisão das máquinas.
* Jornalista da Tribuna da Bahia
É a melhor solução para viabilizar o Metrô de Salvador. Nem mesmo em São Paulo, a prefeitura administra o Metrô. Os investimentos e a articulação metropolitana apontam a gestão estadual como a mais indicada.
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