terça-feira, 11 de setembro de 2012

Transferência da Rodoviária de Salvador

Almir Santos*
Como se a rodoviária fosse uma propriedade da Prefeitura os candidatos têm prometido a sua mudança. Pra onde? Falta do que falar.
A rodoviária está localizada num local que atende os interesses e o conforto dos seus usuários que resolvem muitas vezes os seus negócios rapidamente a pé, de ônibus e está no eixo do futuro metrô. Não se devem onerar os passageiros com despesas de taxi e perda de tempo transferindo o terminal, que opera ociosamente grande parte do ano, para um local remoto.
O que se deve pensar é melhorar seus acessos, o sistema viário e oferecer um eficiente transporte urbano. Chega de palpites.
São 150.000m² cobiçados pelas construtoras para erguerem ali dezenas de torres. Aí a fluidez de trânsito vai complicar.
*Almir Santos é engenheiro civil , especialista em Transportes

5 comentários:

  1. A melhor coisa que se deve fazer é transferir e ampliar. A mesma não atende a Salvador, as pessoas acabam muitas vezes perdendo o ônibus devido ao engarrafamento, as lanchonetes não atendem a demanda em período de pico e por fim temos a pior Rodoviária do Brasil ao nível de capital.

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  2. Amigo Adriano, Devemos construir uma segunada rodoviária, como São paulo fez. Desativar a atual para construir espigões e aumentar ainda mais os engarrafamentos atende unicamente aos interesses do Capital Imobiliário.

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  3. Não acho legal ter duas Rodoviárias, mais também não concordo com os espigões e sim como uma estação de transbordo que pode servir até de apoio ao Metrô. Mais o correto no meu ponto de vista é uma nova em área que possa se desenvolver e prestar um serviço de qualidade.

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  4. No Café da manhã com os candidatos, Hamilton Assis propôs remover a Rodoviária e instalar no local uma feira popular, reposicionando os camelos de toda a cidade para o local. A questão é que a Rodoviária não pertence ao Município, foi construída no sistema de concessão pública pela Odebrecht e pertence atualmente a concessão à SINART. Acho um tremendo erro deslocar a Rodoviária, que fica muito bem localizada. A questão é resolver o trânsito, diminuido a circulação de automóveis pelo local. Uma alternativa: Pedágio Urbano na região, como fez Londres com sucesso.

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  5. Prezado Adriano,

    Não se trata de um palpite, mas falo com a experiência de ter trabalhado na área por quase duas décadas no DERBA e no DTT- DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES E TERMINAIS
    Claro que a Rodoviária terá sua hora para ser redimensionada ou descentralizada, mas não é agora.
    Na verdade isso somente poderá ocorrer quando um eficiente sistema de transporte de massa estiver muito bem definido. Quando forem executadas as intervenções necessárias no sistema viário.
    Antes disso existem etapas a serem vencidas, nesta mesma Rodoviária. Já existe um projeto nesse sentido onde o atual TRS será reformado e ampliado, com duplicação de plataformas, novas pistas de acesso e outras intervenções que projetará a capacidade deste Terminal para um horizonte de médio prazo, quando as linhas 1 e 2 do metrô já devem estar em operação
    Operacionalmente a rodoviária é ociosa em quase 65%, durante a maior parte do ano.
    Com os seus 56 decks ou plataformas, é uma das maiores do Brasil em capacidade, podendo absorver uma carga de mais de 1200 partidas/dia. Hoje só opera 550/dia
    Com os atuais 20 mil usuários/dia, aproximadamente, tem capacidade de atender muito mais, como no passado, pois, como em todo o Brasil, sofre concorrência da aviação além dos clandestinos

    Quanto à rodoviária de Itabuna, não é uma referência. Seu movimento não passa de 1000/dia. Basta dizer, que muito maior, Feira de Santana, tem movimento em torno de 2.500 passageiros/dia

    Não conheço o terminal de Rondonópolis - MT que deve ser mais novo e mais bonito, mas certamente está super dimensionado como outros que conheço.

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