Almir Santos
Bom-dia, por favor, obrigado. São gestos elegantes que cabem em todos os lugares, em todas as oportunidades. Nas repartições públicas, nos bancos, nos estabelecimentos comerciais, nos estabelecimentos de prestação de serviços, nos elevadores, nos táxis, nos ônibus etc. Como é elegante as pessoas se cumprimentarem. Como é elegante o agradecimento por ter sido servido. Nos ônibus há uma peculiaridade. Cerca de 80% dos usuários do transporte coletivo os utilizam para o trabalho e para a escola. Fazem repetidamente os mesmos trajetos nos mesmos horários. Geralmente, as pessoas são servidas diariamente pelos mesmos motoristas e pelos mesmos cobradores. Acostumam-se a eles. Por isso esses profissionais passam a fazer parte de suas vidas como fazem os seus colegas de trabalho ou de escola. Cria-se entre essas pessoas uma interdependência. Passam a ser parceiras. Entretanto, os gestos agradecer ou cumprimentar nem sempre são bem entendidos ou bem recebidos. Há quem não responda até ao gesto de se desejar um Feliz Natal ou um Feliz Ano Novo. Isso não é uma regra geral, felizmente. Há profissionais superatenciosos, superelegantes e educados. Mas há os que só respondem um cumprimento quando se trata de uma garota bonita. Já o portador de passe livre está incluído entre as pessoas que muitas vezes não tem uma resposta dos seus gestos elegantes. Há até a quem vira o rosto quando o portador de passe entra no ônibus. Por que isso? Por que não somos, todos nós parceiros, elegantes nos transportes? Sejamos pois elegantes ! ! ! Elegantes ao entrar e sair dos transportes. Elegantes ao facilitar o acesso aos portadores de deficiência, idosos e gestantes. Ceder os lugares para eles, mesmo que não estejamos nas poltronas preferencias. Elegantes ao parar o ônibus corretamente para embarque e desembarque de passageiros. Tenhamos em mente que a honra é mais para quem dá, do que pra quem recebe. Esta mensagem é dirigida para todos os parceiros do sistema de transporte coletivo.
Bom-dia, por favor, obrigado. São gestos elegantes que cabem em todos os lugares, em todas as oportunidades. Nas repartições públicas, nos bancos, nos estabelecimentos comerciais, nos estabelecimentos de prestação de serviços, nos elevadores, nos táxis, nos ônibus etc. Como é elegante as pessoas se cumprimentarem. Como é elegante o agradecimento por ter sido servido. Nos ônibus há uma peculiaridade. Cerca de 80% dos usuários do transporte coletivo os utilizam para o trabalho e para a escola. Fazem repetidamente os mesmos trajetos nos mesmos horários. Geralmente, as pessoas são servidas diariamente pelos mesmos motoristas e pelos mesmos cobradores. Acostumam-se a eles. Por isso esses profissionais passam a fazer parte de suas vidas como fazem os seus colegas de trabalho ou de escola. Cria-se entre essas pessoas uma interdependência. Passam a ser parceiras. Entretanto, os gestos agradecer ou cumprimentar nem sempre são bem entendidos ou bem recebidos. Há quem não responda até ao gesto de se desejar um Feliz Natal ou um Feliz Ano Novo. Isso não é uma regra geral, felizmente. Há profissionais superatenciosos, superelegantes e educados. Mas há os que só respondem um cumprimento quando se trata de uma garota bonita. Já o portador de passe livre está incluído entre as pessoas que muitas vezes não tem uma resposta dos seus gestos elegantes. Há até a quem vira o rosto quando o portador de passe entra no ônibus. Por que isso? Por que não somos, todos nós parceiros, elegantes nos transportes? Sejamos pois elegantes ! ! ! Elegantes ao entrar e sair dos transportes. Elegantes ao facilitar o acesso aos portadores de deficiência, idosos e gestantes. Ceder os lugares para eles, mesmo que não estejamos nas poltronas preferencias. Elegantes ao parar o ônibus corretamente para embarque e desembarque de passageiros. Tenhamos em mente que a honra é mais para quem dá, do que pra quem recebe. Esta mensagem é dirigida para todos os parceiros do sistema de transporte coletivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário