Foram abertos, nesta terça-feira (3), os envelopes dos participantes da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) de Mobilidade Urbana, lançada pelo governo da Bahia, que denifirá o modelo do sistema de transporte a ser implantado no Acesso Norte, para interligar Salvador e Lauro de Freitas, até a Copa do Mundo. Empresas privadas apresentaram seus projetos preliminares à Secretaria do Planejamento do Estado, que coordenará a escolha do modelo do sistema de transporte ao lado das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Fazenda, além da Casa Civil e da Procuradoria Geral do Estado. Dos dez grupos que se habilitaram a participar da PMI, sete apresentaram projetos, sendo dois consórcios e cinco empresas individualmente. Os estudos finais devem ser entregues até o próximo dia 30. Após o parecer da Coppetec Fundação, consultoria responsável pela avaliação do modal e das questões jurídica, tarifária e operacional do sistema de transporte, contratada por R$ 1,5 milhão, haverá consultas e audiências públicas para debater as propostas com a sociedade. Segundo o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, a escolha entre o VLT e o BRT será do Estado e ainda está em aberto. "O critério de escolha contempla a previsão de integração com o metrô e a praticidade, para que o cidadão chegue ao destino pagando um bilhete único, no menor tempo e com maior conforto", disse, ao jornal A Tarde. Por outro lado, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, afirma que Salvador adotará o BRT como modelo de transporte coletivo. Segundo informações da Tribuna da Bahia, a presidente Dilma Rousseff teria solicitado a Negromonte e ao ministro do Planejamento, Antonio Palocci, que as subsedes da Copa do Mundo mantenham seus projetos originais de transporte. "Já temos garantidos R$ 570 milhões para o BRT", afirmou. Entre as propostas de modais apresentadas, contudo, apenas duas defendem o sistema BRT.
Veja abaixo:
ATP Engenharia: Metrô de superfície;
Camargo Corrêa/ Andrade Gutierrez: Metrô de superfície;
Invepar: Metrô se superfície;
Metropasse: BRT;
Odebrecht/ Setps: BRT;
Prado Vasconcelos: Definição entre VLT e metrô de superfície;
Queiroz Galvão: Monotrilho
Veja abaixo:
ATP Engenharia: Metrô de superfície;
Camargo Corrêa/ Andrade Gutierrez: Metrô de superfície;
Invepar: Metrô se superfície;
Metropasse: BRT;
Odebrecht/ Setps: BRT;
Prado Vasconcelos: Definição entre VLT e metrô de superfície;
Queiroz Galvão: Monotrilho
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