O juiz apitou o início da partida, mas o primeiro gol da discussão sobre o modelo de transporte público em Salvador para a Copa 2014 só será marcado daqui a, pelo menos, 60 dias. Só em junho, a apenas três anos do pontapé inicial do torneio, o governo estadual baterá o martelo em junho. Depois, ainda serão definidas as datas de licitação e início das obras. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) recebeu manifestação de interesse de 11 empresas e consórcios que pretendiam elaborar estudos técnicos sobre qual meio de transporte deve ser adotado entre Salvador a Lauro de Freitas, na Região Metropolitana. Dez cumpriram os requisitos legais. Na manifestação de interesse, as empresas não dão qualquer detalhe sobre suas propostas, apenas comprovam, através de documentos, que estão aptas a participar. “Neste primeiro momento, as empresas manifestaram apenas o interesse em participar, sem adiantar nada”, explicou o chefe de gabinete da Sedur, José Eduardo Copello. Somente em 1º de junho, os participantes apresentarão os estudos técnicos, financeiros, jurídicos e ambientais sobre qual modelo é melhor para a cidade - o Bus Rapid Transit (BRT), com corredores exclusivos para ônibus articulados, ou o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), uma espécie de bonde moderno. De acordo com o Procedimento de Manifestação de Interesse 01/2011, as principais exigências são a capacidade de concluir as obras antes da Copa e que o sistema de transporte seja integrado ao metrô. As propostas não podem ultrapassar o valor de R$ 2,5 milhões cada uma. Após esta fase, um grupo de trabalho executivo (GTE), a ser formado, terá 15 dias para escolher as melhores propostas. O resultado servirá para elaborar o edital de licitação para início das obras, ainda não sem data. A empresa que vencer a licitação deverá reembolsar totalmente ou em parte os grupos que realizaram os estudos técnicos. * Jornalista do Correio da Bahia
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