Osvaldo Campos
Mais uma temporada de Cruzeiros Marítimos se aproxima e a infra-estrutura para o receptivo aos turistas e aos navios permanece com as mesmas limitações em Salvador. Segmento do turismo que apresenta as maiores taxas de crescimento, seja na quantidade de passageiros como no número de navios, não vem tendo a contrapartida corespondente na Bahia. Enquanto Santos, Rio de Janeiro e Manaus, com apoio da iniciativa privada, investiram em novos terminais marítimos, o projeto no porto de Salvador permanece esquecido pela Codeba. Talvez pelo fato da empresa ter tido seis diferentes presidentes nos últimos seis anos, e, pela incompreenção de segmentos do Conselho de Autoridade Portuária, que não percebe as duas grandes vocações do porto de Salvador: Conteineres e Cruzeiros.
Este segmento do turismo, além de apresentar altas taxas de crescimento no Brasil, opera com índices de ocupação recorde de mais de 95%. Salvador, cidade com grande potencial para tornar-se um "hub-port" turístico, poderia se beneficiar em muito com a implantação de um moderno terminal de cruzeiros, que, com um projeto multi-uso semelhante ao Terminal de Amsterdan (foto), poderia abrigar grandes feiras, congressos e eventos culturais, requalificando o bairro do Comércio, e a economia da cidade.
Cabe ao setor privado tomar a iniciativa e ao novo presidente da Codeba ter a sensibilidade para liderar o processo de requalificação do porto. A Lei 9630, estabelece que a qualquer tempo poderá ser solicitada a abertura de processo licitatório de áreas e instalações no porto, e, estabelece prazos para a tomada de decisão por parte da diretoria da Codeba e do CAP. Como o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Salvador já estabeleceu que as áreas dos armazéns 1 e 2 serão destinadas ao receptivo de Cruzeiros Marítimos, o assunto sendo levado ao CAP, certamente terá uma decisão favorável em caso de demora da diretoria em decidir.
Mais uma temporada de Cruzeiros Marítimos se aproxima e a infra-estrutura para o receptivo aos turistas e aos navios permanece com as mesmas limitações em Salvador. Segmento do turismo que apresenta as maiores taxas de crescimento, seja na quantidade de passageiros como no número de navios, não vem tendo a contrapartida corespondente na Bahia. Enquanto Santos, Rio de Janeiro e Manaus, com apoio da iniciativa privada, investiram em novos terminais marítimos, o projeto no porto de Salvador permanece esquecido pela Codeba. Talvez pelo fato da empresa ter tido seis diferentes presidentes nos últimos seis anos, e, pela incompreenção de segmentos do Conselho de Autoridade Portuária, que não percebe as duas grandes vocações do porto de Salvador: Conteineres e Cruzeiros.
Este segmento do turismo, além de apresentar altas taxas de crescimento no Brasil, opera com índices de ocupação recorde de mais de 95%. Salvador, cidade com grande potencial para tornar-se um "hub-port" turístico, poderia se beneficiar em muito com a implantação de um moderno terminal de cruzeiros, que, com um projeto multi-uso semelhante ao Terminal de Amsterdan (foto), poderia abrigar grandes feiras, congressos e eventos culturais, requalificando o bairro do Comércio, e a economia da cidade.
Cabe ao setor privado tomar a iniciativa e ao novo presidente da Codeba ter a sensibilidade para liderar o processo de requalificação do porto. A Lei 9630, estabelece que a qualquer tempo poderá ser solicitada a abertura de processo licitatório de áreas e instalações no porto, e, estabelece prazos para a tomada de decisão por parte da diretoria da Codeba e do CAP. Como o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Salvador já estabeleceu que as áreas dos armazéns 1 e 2 serão destinadas ao receptivo de Cruzeiros Marítimos, o assunto sendo levado ao CAP, certamente terá uma decisão favorável em caso de demora da diretoria em decidir.
A Codeba deve contudo liderar o processo, realizando o quanto antes Audiência Pública para colher subsídios da sociedade e, manter contato com o BNDES que dispõe de recursos para a realização de Estudos de Viabilidade Econômica, sem ônus para a Codeba, e linhas de financiamento para o setor privado implantar o Terminal.
Existe um projeto de porto turístico pronto para Salvador realizado em parceria com a empresa Marinas do Brasil - www.marinasdobrasil.com.br .
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