De acordo com o especialista em Mobilidade Urbana, Nazareno Alffonso, coordenador do Forum Nacional da Reforma Urbana, a população precisa perceber que os investimentos públicos em transporte estão revertendo em seu benefício. Neste aspecto, segundo o especialista, faz-se imprescindível a finalizaçào do projeto original do Metrô de Salvador, que previa a Linha I ligando a Estação da Lapa ao Bairro de Cajazeiras, com estações no Campo da Pólvora, Brotas, Rótula do Abacaxi , Retiro e Porto Seco Pirajá. Obras iniciadas há 10 anos, com diversas estrutruras já prontas e grande trecho desativado entre a Rótula do Abacaxí e Cajazeiras. Milhões de reais foram investidos nas obras que se encontram abandonadas entre o Retiro e a Brasilgás.
No projeto original, a Linha II do Metrô previa a ligação da Estaçào ferroviária da Calçada com a Estação de integração Rodoviária de Mussurunga e daí a Lauro de Freiras passando pelo aeroporto internacional de Salvador.
No projeto original, a Linha II do Metrô previa a ligação da Estaçào ferroviária da Calçada com a Estação de integração Rodoviária de Mussurunga e daí a Lauro de Freiras passando pelo aeroporto internacional de Salvador.
Além de paralizar as obras, a prefeitura ainda vem manifestando a intenção de alterar completamente o projeto original, implantando um sistema de vias exclusivas para ônibus a Bus Rapid Transit - BRT, num claro benefício às empresas de transporte de ônibus representadas pelo SETEPS que doôu o projeto do BRT à PMS.
Além de não ter a mesma capacidade operacional do Metrô, o BRT vai na contramão da questão ambiental, sendo importante emissor de gás carbônico na atmosfera.
O seminário de Mobilidade Urbana em Salvador foi realizado pelo jornal A Tarde no final de abril e contou com especialistas e representantes dos governos municipal e estadual, IAB, Clube de Engenharia, Seteps e do jornal A Tarde.
* Engenheiro e Mestre em Administração, é especialista em transportes e editor deste blog que Pensa Salvador do Futuro.
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