quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

TRANSPORTE COLETIVO X TRANSPORTE INDIVIDUAL

Por Almir Santos*
Nenhuma grande cidade pode sobreviver priorizando o transporte individual, a menos que tenha um mega infra-estrutura viária. As duas maiores cidades brasileiras Rio de Janeiro e S. Paulo, principalmente esta, vivem problemas de trânsito incomensuráveis, em que pese terem uma rede de metrô. Modestas,diga-se, para suas dimesões.
Salvador, como uma taxa de motorização em torno de 5,0 habitantes/veículo, abaixo de muitas capitais do Nordeste, inexpressiva se comparada com S.Paulo, Goiania e Cutitiba que têm 2,0 habitantes/veículo, está caminhado para um caos, que poderia ser solucionado se oferecesse um eficiente meio de transporte de alta capacidade.
Pode-se imaginar o que seria se tivesse uma taxa de motorizaçao significativa. É importante citar a experiência brasileira bem sucedida da cidade de Curitiba que se antecipou à crise dos tranportes há aproximadamente 40 anos.
Lá foi concebida uma REDE INTEGRADA DE TRANSPORTES com sete categorias: convencional, expresso, interbairros, linha direta, alimentador, circular centro e estudantes.
Os ônibus projetados especialmente para cada categoria como o bi-articulado com capacidade de 270 passageiros que trafega nas linhas expressas e utilizam as caneletas segregadas equipadas com detectores que dão prioridade aos ônibus nas intercessões. Assim os horários são rigorosamente cumpridos.
O ligeirinho, que opera na Linha Direta, tem um número de paradas reduzido, onde o embarque é feito através de Estações Tubo, cuja plataforma se situa no mesmo nível do piso do ônibus e o pagamento da tarifa é antecipado. Dessa forma, o embarque e desembarque são quatro vezes mais rápidos do que nos ônibus convencionais. Os deficientes usam um elevador implantado no nível da pista.
O interbairros é composto de cinco circulares concêntricas nos dois sentidos. Não vai ao centro, mas integra com as outras categorias. Os ônibus são equipados com uma voz fantasma que informa todas as possibilidades de conexão, fechamento das portas, número de portas que serão abertas nos pontos de parada, mensagens educativas e avisos de interesse dos usuários.
A rede integrada engloba 14 municípios da Região Metropolitana, a maioria distantes aproximadamente 40 km do centro de Curitiba: São José dos Pinhais, Pinhais, Colombo, Piraquara e Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Campo Magro, Araucária, Contenda e Itaperuçu. O maior deslocamento é Rio Branco do Sul a Contenda com 70 km de extensão. A tarifa única integrada é R$2.20 durante a semana e R$1,00 aos domingos o que representa uma tarifa média ponderada de R$2, 03.
A rede da Grande Curitiba comporta 469 linhas, sendo 388 integradas. Metrô não existe, mas o sistema eficiente de transporte público dá para deixar o automóvel em casa e não se perceber que a cidade tem uma frota de 1,2 milhões de veículos, o dobro da de Salvador. Um transporte especial feito através do SITES (Sistema de Transporte de Ensino Especial), atende 2.600 alunos portadores de deficiência transportados por dia em 38 linhas que apóiam 36 escolas especializadas (Único subsidiado pala Secretaria de Educação). 65% dos ônibus em Curitiba têm acessibilidade total para deficientes. Os chamados madrugueiros garantem um transporte regular durante 24 horasSão 351 Estações-tubo, 72 km de canaletas exclusivas, cinco grandes corredoresL(Boqueirão, Norte, Sul, Leste e Oeste), 5 mil pontos de parada, 21 Terminais de integração urbanos e 7 metropolitanos
A distância entre os pontos de parada é regulamentada. Para os Expressos é de 400m, para os alimentadores 250m, para os convencionais 300m, e para o ligeirinho 2000m. Os ônibus são limpos, bem conservados, equipados com voz fantasma e os motoristas educados têm uma boa postura profissional. Dessa forma pode-se optar pelo transporte coletivo no dia-a-dia ficando o transporte individual para o lazer, não se perceber que Curitiba tem o dobro da frota de Salvador e lá não se registram os problemas de trafego como em outras cidades. Mas o IPPUC- INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO, URBANO DE CURITIBA, não pára.
Continua pesquisando, planejando e procurando alternativas visando melhorar o sistema.
* Almir Ferreira Santos é Engenheiro Civil, especialista em transportes urbanos. No Governo do Estado da Bahia, participou da elaboração do Programa Estadual de Logística de Transportes- PELTBAHIA.

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