terça-feira, 14 de julho de 2015

Forum internacional debate Planejamento Urbano


Maira Lopes*
O Plano Salvador 500, projeto que visa pensar a capital para os próximos anos, realizou hoje, no auditório da Federação Das indústrias do Estado da Bahia(FIEB), mais uma reunião para debater com a população e com autoridades, ideias que auxiliem na construção da nova Lei de Ocupação e Uso do Solo (LOUS) e do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).
O evento contou com palestrantes internacionais e com autoridades fundamentais para elaboração do projeto que tem impacto direto na economia e desenvolvimento da cidade. Dentre eles, o presidente Câmara de vereadores, Paulo Câmara, que afirmou que a iniciativa tem um papel fundamental para elaboração do projeto. “Diferente do que foi feito anteriormente os novos PDDU e LOUS vão ser construídos com debates com a população, além de contar com experiências internacionais bem sucedidas. Isso vai enriquecer muito o projeto”, explicou Câmara . 
Representando a Prefeitura, a vice-Prefeita Célia Sacramento também aprovou a ideia do projeto em trazer palestrantes de fora para apresentarem novas ideias de projetos que foram bem aplicados em seus países. Além disso Célia também falou sobre a iniciativa do debate para construção do PDDU e LOUS. “Acredito que eventos como esse são fundamentais para o crescimento da cidade”.
O Secretário Municipal de Urbanismo, Silvio Pinheiro, também falou sobre o evento e como a Prefeitura está trabalhando para o crescimento do Plano nos próximos meses. “Acredito que eventos como esse são fundamentais para colher experiências internacionais e poder desenvolver Salvador da melhor forma possível. Assim, poderemos ter uma visão maior da cidade e trabalhar com pontos importantes como a regulação urbana, dentre outros. esse é um projeto que começou em novembro de 2015, e vai continuar até sua conclusão com novas audiências e debates”, explicou Silvio. 
A presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, coordenadora do Plano Salvador 500, aposta que eventos como esse tem uma simples função de tornar a cidade menos desigual. “Entender como a cidade funciona, para que possamos trabalhar num contexto macro e acabar com os itens que tornam a cidade muito desigual”, disse a presidente.
O Presidente da FIEB (Federação Das indústrias do Estado da Bahia) Antônio Ricardo Alvarez Alban enalteceu o evento colocando o órgão como parceiro. “É uma grande satisfação da FIEB participar de um projeto tão grandioso como esse, que vai possibilitar Salvador crescer tanto no comércio, como também na indústria e na construção civil. Estamos cientes da necessidade de construir o desenvolvimento econômico e industrial da cidade”, comentou o presidente. 
Dentre os palestrantes que fizeram parte do evento temos o consultor Greg Clark, de Londres, Reino Unido, que tem experiência em diferentes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Barcelona (Espanha), Johannesburg (África do Sul) e Mumbai (Índia); Jorge Perez Jamarilho (foto), de Medelín, Colombia, do departamento de planejamento territorial do município; Andrew Boraine, da Cidade do Cabo, África do Sul, onde trabalhou com poder público e iniciativas de mitigação da violência urbana e desenvolvimento econômico; e  Claudette Forbes(foto),  de Londres, Reino Unido, com experiência de implementação de projetos de desenvolvimento como transportes e infraestrutura urbana. 
*Jornalista do site Bahia Econômica        

Nenhum comentário:

Postar um comentário