No
momento em que importantes decisões sobre o futuro de Salvador estão sendo
engendradas, sem a devida participação da sociedade civil, cabe uma reflexão
sobre as consequências destes atos para a qualidade de vida futura na cidade.
Em
evento realizado no final de 2012, na Federação das Indústrias do Estado da
Bahia, onde se discutiu os transportes e o futuro da nossa metrópole, foi
ressaltado por urbanistas participantes dos diversos painéis, da necessidade de
planejar o futuro das cidades não mais em função dos automóveis, mas das
pessoas. Ao invés de se pensar em criar infraestruturas viárias voltadas para a
expansão e espraiamento da nossa metrópole, os urbanistas presentes ressaltaram
que a prioridade deveria ser a requalificação e o adensamento do centro da
cidade e a priorização do sistema de transporte público de qualidade.
Discutindo-se questões semelhantes, foi realizado nos dias 17 e 18
de janeiro, em Washington D.C, o evento “Transformar os Transportes”,
patrocinado pelo World Resources Institute (WRI), e que contou, pela primeira
vez, com a presença do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, talvez
indicando que o transporte urbano sustentável, finalmente subiu na lista de
prioridades de todo o mundo. Também ali foi ressaltada a necessidade de serem
adotados novos padrões mais sustentáveis de desenvolvimento urbano, com maior
densidade dos núcleos urbanos e sistemas de transporte sustentáveis no
coração desses lugares.
Citando o exemplo de Hong Kong, onde o número de carros havia
dobrado nas últimas décadas, e que, através de uma política pública bem
sucedida, que contou com o suporte do Banco Mundial, conseguiu reduzir pela
metade, o presidente Jim Yong Kim afirmou. "Não tem de ser uma intervenção
dispendiosa. Nós podemos intervir para melhorar a qualidade de vida nas grandes
cidades". Afirmou ainda que o principal desafio será "melhorar as
condições de vida de milhares de milhões no mundo que vivem nas grandes
metrópoles.” Enquanto as próprias cidades devem tomar decisões difíceis, o
Banco Mundial, disse ele, está disponível para prestar assessoria política e de
financiamento.
Já o prefeito de NY, Michael Bloomberg, também presente no evento,
e que dirige o C40: Grupo de Liderança Climática que reúne as 40 principais
metrópoles do mundo ressaltou o importante papel dos prefeitos: “somos
executivos e devemos decidir quem ganha e quem perde, para isto é que fomos
eleitos, para tomar decisões estratégicas para o futuro das cidades”.
Bloomberg está agora cada vez mais focado no redesenho das vias públicas,
adaptando-as para todas as modalidades de transporte: "prioridade agora é
para as pessoas, não apenas carros.", citando a transformação da região do
Times Square, que foi recentemente
fechada ao tráfego de automóveis e ônibus e se tornou um calçadão permanente.
Voltando a Salvador, especificamente em relação ao
projeto de construção da ponte Salvador – Itaparica, as divergências entre os
urbanistas e os representantes do governo do Estado da Bahia presentes à Agenda
Bahia realizada na FIEB foram gritantes. A expansão da metrópole para o vetor
sul, incorporando principalmente o litoral da ilha de Itaparica, trará
consequências negativas para Salvador, afirmaram os urbanistas. Será repetido de
certa forma, o fenômeno observado com a expansão já ocorrida para o litoral
norte, que acentuou a decadência de importantes áreas da cidade, como a sua
região central e toda a cidade baixa e provocou o caos no sistema de trânsito
de Salvador.
Antes
de qualquer decisão sobre o projeto da ponte, valeria a pena conferir
experiências de sucesso que outras cidades no mundo estão realizando, qualificando
o sistema público de transportes, revitalizando as regiões centrais e
melhorando a qualidade de vida dos habitantes. Os exemplos de Bogotá, Portland,
Copenhagen, entre outras, deveriam nos inspirar. Estas cidades são hoje referências mundiais em planejamento e revitalização
de centros urbanos.
Priorizar
as pessoas, a qualidade de vida, não os automóveis e os grandes sistemas
viários, eis as novas palavras de ordem.
*Engenheiro Civil e Mestre
em Administração, com foco em Tecnologia, Competitividade e Estratégia
Nenhum comentário:
Postar um comentário