Uma polêmica de volta: uma nova rodoviária.
Em primeiro lugar, não se pode pensar em mudar um equipamento como a rodoviária quando o principal problema identificado é o trânsito do seu entorno nos dias de pico. Se os problemas são as vias, que se encontrem soluções para o sistema viário, melhore-se o existente e ofereçam-se outras vias alternativas. No caso de Salvador atribuir-se ao congestionamento de tráfego á sua localização é uma premissa precipitada. Há de se pensar no desejo dos passageiros de ônibus rodoviários e o seu conforto de ir ao lugar desejado, a pé, um pequeno percurso de ônibus ou uma corrida de taxi de baixo custo. Observem-se os equipamentos do seu entorno, dois grandes shoppings, dezenas de prédios comerciais e residenciais de grande porte, sede de grandes empresas, hipermercados, terminais de ônibus urbanos, um grande hospital, que geram um número expressivo de veículos e pessoas que por ali transitam, com certeza muito mais significativo que as 580 partidas e os 11000 passageiros diários embarcam em Salvador. Comete-se outro equívoco quando se fala em jogá-la para fora da cidade.
Temos exemplos da rodoviária Novo Rio, construída há aproximadamente 45 anos, que está situada na intercessão da Av. Rodrigues Alves com a Av. Francisco Bicalho, que é um prolongamento da Av. Presidente Vargas, na área urbana da cidade. São Paulo tem três terminais: Tietê, Jabaquara e Barra Funda, responsáveis por aproximadamente 3.000 partidas diárias, todos situados nos eixos do metrô e têm acessos através de vias expressas, também situados na área urbana da cidade. Buenos Aires, Santiago do Chile, México, Barcelona, Madrid, Nova Iorque, Chicago, Porto Alegre e Belo Horizonte também têm seus terminais situados dentro da cidade.
Tudo isso evidentemente é resultado de estudos, que visam viabilizar física-econômicamente o investimento, cuja localização leva em conta, entre outros, os seguintes fatores: a localização do usuário do ônibus rodoviário, a área da edificação, as vias de acesso ao terminal e o impacto que o equipamento traz ao seu entorno. A prioridade é sempre o usuário. O equipamento já existe e opera com capacidade ociosa. Pode-se melhorar o seu desempenho com a realização de obras viárias, disciplinando-se o tráfego de veículos no local, replanejando o transporte coletivo urbano, implantando-se uma rede integrada de transporte ou, em último caso, estudando-se criteriosamente uma descentralização.Abandonar o terminal existente e construir um novo terminal na BR-324, próximo a Valéria resultará em desconforto para o usuário nos seus deslocamentos, onera-os com as despesas de taxi e é uma solução que não o prioriza.
*Almir Santos - Engenheiro Civil especialista em Transportes Públicos e Logística de Transportes integra o NELT - Núcleo de Estudos em Logística e Transportes: nelt.oscip@gmail.com
Outra rodoviaria de salvador para dar dor de caberça transtono para o passageiro para pegar ônibus intesretadual.
ResponderExcluire támbém um absurdo o taxi combra 60,00 reais pela corrida ;imagina a nova e custo do taxi mais caro.
parece que você está esquendo que São paulo é maior cidade do mundo por isso tem 3 terminal e capital paulista dar dois de salvador ou mais por isso não tem comparação.
UM bom local seria no lugar onde funciona a EMBAGE, ou na area que fica ao lado do macro.
ResponderExcluirlocal bom na via na br324 no barrio de valeria
ResponderExcluira mudança da rodóviaria é uma boa ideia, o que será feito da antiga já pensaram nisso, espero que não desconfiguri o centro economico que tem na area, mas com tudo é uma boa ideia
ResponderExcluirBoa idéia pra quem não se locomove... vão dizer isso para quem enfrenta todos os dias a br324 para ir trabalhar em outras cidades ou a quem viage constantemente. Não tem lógica sair do centro de Salvador para a br 324 mesmo com inúmeros benéficos...
ResponderExcluirBoa idéia pra quem não se locomove... vão dizer isso para quem enfrenta todos os dias a br324 para ir trabalhar em outras cidades ou a quem viage constantemente. Não tem lógica sair do centro de Salvador para a br 324 mesmo com inúmeros benéficos...
ResponderExcluir